PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
Aplicação das melhores práticas legais na redução da carga tributária, adequando a empresa no regime tributário mais benéfico e divisão dos segmentos em novas empresas para o possível melhor cenário tributário.
ESTUDO DE VIABILIDADE
Aplicação de um processo de avaliação das informações da empresa no que se remete as áreas contábil, fiscal e tributária, visando adequação as Normas Contábeis, redução dos riscos tributários e redução da carga tributária.
COMPLIANCE FINANCEIRO
A conceito do compliance é o efetivo gerenciamento dos recursos e das metas. O compliance auxilia na:
➢ Definição de metas e orçamentos;
➢ Definição de regras e processos;
➢ Definição de indicadores de desempenho;
➢ Definição de pontos de controle das atividades (o que deve ser gerenciado e como deve ser feito esse gerenciamento);
➢ Definição de pontos de corte, ou seja, ações sobre desvios de planejamentos;
Exemplos de definições auxiliados pelo compliance:
➢ Definição de metas e orçamentos – Definição de quando se quer vender e o quanto e como empregar os recursos da organização;
➢ Definição de regras e processos – Criação de materiais que auxiliem as equipes nas tarefas, especificação de funções e atividades;
➢ Definição de indicadores de desempenho – Lucro Bruto, Lucro Líquido, Inadimplência, ticket médio, custo, comissão, giro de caixa, ebit, ebitida, participação de capital próprio e de terceiros, etc.
➢ Definição de pontos de controle das atividades (o que deve ser gerenciado e como deve ser feito esse gerenciamento) - assim como no faturamento e no controle do orçamento definir indicadores de performance, como assiduidade no trabalho, média de km/l, limpeza e organização, atendimento a prazos, etc.
➢ Definição de pontos de corte, ou seja, ações sobre desvios de planejamentos –Definir em conjunto com a direção ações a serem tomadas quando ocorrem desvios do planejamento.
Forma de trabalho do compliance:
➢ Acompanhamentos de Faturamento;
➢ Acompanhamento de Metas;
➢ Acompanhamento de Orçamentos;
➢ Acompanhamento de gestão de documentos;
➢ Acompanhamento de gestão financeira, ações de cobrança, validação de valores e empréstimos e financiamentos;
➢ Conciliação contábil/fiscal e apoio na validação de arquivos digitais.